Sebrae e IDR-Paraná lançam projeto Leite Arenito Caiuá em Umuarama

O principal objetivo é o fornecimento de Assistência Técnica, visando a geração de renda para produtores de leite da região
Publicado no dia 27 de Maio de 2024 às 16:35:09

Evento aconteceu em Umuarama nesta quarta-feira (22) no Sebrae e reuniu produtores, secretários e autoridades que discutiram o programa que tem como principal objetivo a geração de renda para produtores da região.

O gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR-Paraná em Umuarama, Rafael Meier de Mattos, abriu o evento falando sobre o Cenário da Produção Leiteira na Região da AMERIOS e ressaltou que este projeto, lançado na data de hoje, é umas da primeiras experiências, sendo um grande avanço na Gestão de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), que a partir de 2012, através da Lei Estadual 17.447 que instituiu a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (PEATER-PR) e o Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROATER-PR), passou a ser responsabilidade do IDR-Paraná.

A iniciativa do Projeto Leite Arenito Caiuá é uma parceria entre Sebrae, IDR-Paraná, COOPELER, COOPLU, COOPERALPI e COOPERMAIS.

Segundo a consultora do Sebrae, Jane Panaro Queiroz, o projeto tem como objetivo principal, elevar a qualidade da produção leiteira do Arenito Caiuá e ao mesmo tempo fazer com que essas propriedades possam ser reconhecidas evidenciadas e que tenham sua produção sustentável. “Quando eu digo sustentável, é de uma forma limpa, organizada, olhando para o meio ambiente, mais sustentável economicamente, que seja viável financeiramente, sustentável também para que todo o eco sistemas da cadeia leiteira seja envolvido”.

De acordo com Jane Queiroz, o Sebrae está subsidiando 70% do valor das consultorias que a Coopermais está prestando junto às entidades.

O prefeito de Umuarama Celso Pozzobon também prestigiou o evento e falou da importância da sucessão familiar e ressaltou que a prefeitura está aberta para qualquer projeto, qualquer atividade que queiram desenvolver no município. “A gente tem que crescer, para que a gente possa trazer alguma empresa para cá, hoje está muito mais fácil. Podem contar sempre com a nossa administração”, disse Pozzobon.

O Superintendente da Casa Civil, Claudio Palozi lembrou dos trabalhos no município de São Jorge do Patrocínio, onde ele foi prefeito e reforçou a importância da qualificação e da assistência técnica. “Qualquer atividade que o ser humano for buscar resultado bom, se não tiver preparo, se não tiver conhecimento, ele não vai consegui o resultado esperado. Eu me coloco à disposição para auxiliar naquilo que for possível para melhorar o que for da vontade de vocês”. Ressaltou Palozi.

A pesquisadora e Coordenadora Estadual do Projeto Pecuária de Leite do IDR-Paraná, Simony Lugão, deu uma aula sobre o tema.  Ela sobre falou gestão e enfatizou a parceria do Sebrae neste momento.  “A gestão de um trabalho, de um projeto é um dos maiores desafios, e essa parceria com o Sebrae é de fundamental importância, além disso o produtor precisa estar motivado, senão desanima”, enfatizou a pesquisadora.

Três das principais cooperativas da Região AMERIOS estavam presentes: A Cooperativa de Alto Piquiri (COOPERALPI) representada pelo presidente Paulo César Di Lelli, que disse: “A cooperativa tem 3 anos e hoje conta com 65 cooperados, atendendo produtores de Alto Piquiri e Cafezal do Sul”.

Elson Castro Tamaio Júnior, presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite de Umuarama (COOPLU), falou de suas experiências em outras cidades e citou Castro como referência na produção leiteira.  Tamaio disse:  “A Cooplu atende 57 produtores e está atuando há 14 anos, mas graças ao apoio do IDR-Paraná, nós últimos 2 anos a cooperativa tem conseguido reestruturar seu modelo de gestão”.

Uma das grandes referências para a região do arenito é a Cooperativa dos Produtores de Leite do Território Entre Rios (COOPELER) que está localizada em São Jorge do Patrocínio e está atuante há 18 anos. A Coopeler é um modelo de produção na região e conta com mais de 300 cooperados. O presidente da Cooperativa Manoel Gouveia relembrou os desafios e importância da união de todos os produtores.

O projeto Leite Arenito Caiuá pode mudar todo o cenário na região noroeste do Paraná. “É para isso que vamos trabalhar”, disse Rafael Meier de Mattos que também recebeu todo apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através do chefe do Núcleo Regional de Umuarama José Antônio Duarte.

Também prestigiaram o lançamento, o gerente do Sebrae Regional Noroeste, Wendell Gussoni, o secretário de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, Waltinho Sucupira e a Médica Veterinária e Consultora Técnica da COOPERMAIS Paula Marcomini.

Redação NR

Foto: José Anselmo - PMU

Destaques

Turismo

Nos envie uma mensagem