No último dia 21 de março, cerca de 150 produtores de várias cidades da região noroeste do Paraná participaram do Dia de Campo sobre Pecuária de Corte, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER (IDR-Paraná) e pela Sociedade Rural de Umuarama durante a 50ª Expo Umuarama-23ª Internacional. O evento aconteceu no Sítio da família Madeira, localizado no município de Maria Helena, a 20 km de Umuarama.
Gestão da Propriedade
Os produtores, juntamente com suas famílias, aprenderam sobre gestão de propriedade, onde fizeram coleta de dados. Esses dados são analisados pela equipe técnica do IDR-Paraná, que passa para o produtor os rumos para modernizar sua propriedade.
Em sua palestra, o extensionista do IDR-Paraná, Dr. Cleiton Pagliari Sangali falou sobre “Nutrição que gera resultados produtivo e econômico”. Segundo ele, é importante o uso do capiaçu capineira e da silagem de capiaçu como estratégia para suprir o déficit de volumoso no inverno. “Vale ressaltar o quanto é importante a produção de ração na propriedade, tendo em vista a qualidade de suplementos fornecidos aos animais e a redução de custos para maior lucro do produtor”, disse.
O Capiaçu é uma cultivar de capim-elefante (Cenchrus purpureus) que é utilizada para produção de silagem e forragem verde.
Público Variado
Para Claudio Madeira, dono da propriedade onde aconteceu o Dia e Campo, o evento foi muito importante e produtivo. Segundo o anfitrião, essa parceria com o IDR-Paraná para difundir práticas e técnicas permitiu que os participantes recebessem conhecimento e assistência. “Foi muito importante, e ficamos admirados com a presença de mais de 150 produtores. A gente precisa passar nossa informação e o que aprendemos para os outros, para nossa comunidade aqui onde moramos. Todo mundo saiu contente e com bastante informação”, ressaltou.
Atividades do Dia
Durante o dia de campo, os participantes tiveram a oportunidade de realizar várias atividades, incluindo outras palestras com os temas: Problemas sanitários entraves na produtividade com o médico veterinário da ADAPAR André Sá Ribeiro e ainda a palestra e Capiaçu: Vilão ou Herói com os pesquisadores do IDR-Paraná Dra. Simony Lugão e Dr. Vanderlei Bett.
Para o gerente regional do IDR-Paraná Rafael Meier de Mattos, o dia de campo em Maria Helena foi incrível. Os convidados aprenderam muito sobre a importância da pecuária de corte para a economia brasileira e sobre as práticas sustentáveis e responsáveis que são adotadas pelas propriedades para garantir a qualidade da carne e a saúde do rebanho. “Um dia de muito conteúdo, muita informação, tenho certeza que todos os participantes levam muito conhecimento para suas propriedades e para suas cidades”, finalizou.
Redação do NR