Feirantes, produtores e comerciantes de produtos de origem animal, hortaliças e frutas participaram de reunião promovida pela Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, na manhã da segunda-feira (15/4). Eles foram recepcionados pelo prefeito Celso Pozzobom, que foi direto com relação ao objetivo do encontro: capacitar a todos, sem custo algum, para que possam garantir qualidade e segurança nos alimentos comercializados nas feiras livres da cidade.
Pozzobom esclareceu sobre a importância de todos terem o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para que possam vender seus produtos com segurança. “Não estamos falando sobre a obrigatoriedade de se ter um alvará, mas sim de proporcionar a cada um de vocês a oportunidade de se adaptarem às determinações legais, que exigem os certificados como o SIF (federal), Sisbi e Susaf (estaduais), depende de para onde vocês querem vender. A prefeitura tem projetos e recursos para poder investir em vocês, basta que vocês se organizem e queiram melhorar”, afirmou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, falou sobre os programas municipais de incentivo à produção agropecuária na cidade e agradeceu aos parceiros que estavam presentes ao evento, como Roberto Carlos Machado, diretor da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Claudeni Scapolan, coordenadora da Vigilância Sanitária, Junior Ceranto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Adriano Pereira, consultor do Sebrae, Rafael de Matos, do IDR (Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná).
A médica veterinária Rafela Maiochi, da Secretaria Municipal de Agricultura, falou sobre o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e da importância do consumo de produtos inspecionados, além dos benefícios que o produtor legalizado tem para comercializar seus produtos. Gabriella Zampar, também da Secretaria, falou sobre o Promapp (Programa Municipal de Incentivo às Agroindústrias de Pequeno Porte do Município de Umuarama) e sobre as parcerias que a prefeitura tem com o Senar, que oferece cursos gratuitos para quem quer se capacitar gratuitamente.
Fabiano Vila Real, consultor regional do Sebrae, falou sobre o Sebraetec, que será devidamente adaptado para ser disponibilizado aos feirantes e pequenos produtores da agricultura familiar de Umuarama que desejarem se inscrever nas capacitações. Sucupira encerrou o evento indicando que todos os interessados em melhorar profissionalmente podem procurar o apoio dos profissionais da Secretaria de Agricultura pelo telefone (44) 3621-4141.
Secom/PMU