Evento não só destaca a força do agronegócio regional, como também abre espaço para o comércio e a indústria mostrarem seu potencial e para o público se informar e se divertir
Muito mais que uma feira agropecuária, a Expo Umuarama, já beirando o Jubileu de Ouro, se consagrou como uma importante vitrine de todos os setores que movimentam a economia local e regional e por isso é aguardada com muita euforia.
Nesta 49ª edição, que inicia na próxima quinta-feira (7/3) e prossegue até o domingo (17/3), a palavra de ordem é inovação, com a difusão de conhecimentos para estimular os negócios, que devem movimentar R$ 100 milhões, na expectativa dos organizadores.
Entram nesta conta os leilões de gado de elite [bovinos e ovinos], o shopping de touros e a comercialização de máquinas agrícolas e tantos outros produtos de setores diversos, espelhando os altos investimentos dos pecuaristas na excelência de plantéis e a pujança da região no setor. Serão cerca de 600 expositores, 90% deles de Umuarama.
O setor automotivo terá um destaque ainda maior nesta edição da Expo. As principais marcas de veículos do país estarão representadas com estandes das revendas locais, todas com ofertas e linhas de crédito exclusiva para a Feira. Haverá também carros movidos a energia elétrica.
O presidente da Sociedade Rural de Umuarama (SRU), Milton Gaiari, disse que a entidade trabalhou para fazer desta a “exposição das exposições”, com vistas voltadas a ultrapassar todos os recordes acumulados nos últimos anos. “Estamos muito otimistas e isso se deve ao aumento do número de expositores, 23% maior que o ano passado, e da expectativa de público, calculada em 300 mil visitantes, também maior que o ano passado”.
Gaiari destacou também a importância do evento para o aquecimento do comércio local. “A cidade ferve durante os 11 dias da feira, porque atrai gente de todo o Brasil. A rede hoteleira e de restaurantes está entre as que mais se beneficia, porém muitos outros setores se movimentam em colhem bons frutos com essa agitação toda”.
Miguel Fuentes Romero Neto, presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), endossa as palavras de Gaiari. “Essa interação só gera benefícios, porque movimenta toda a cadeia comercial da cidade, e também a cadeia industrial, pois desperta nas pessoas os giros da inovação e da tecnologia, muito importantes para o desenvolvimento de Umuarama”.
Ele acredita que o evento será “um grande sucesso” e defende a valorização. “Como presidente da Aciu, acho muito importante nós da comunidade comercial e industrial de Umuarama ajudar a fomentar a Expo Umuarama, enaltecendo sua grandeza, para que seja exemplo no Paraná”.
“É um evento para todos”, completa Gaiari. “A Expo Umuarama permite que o agricultor interaja com o empresário, que o produtor rural amplie suas redes de contato e seus conhecimentos, que pais e filhos se divirtam e que apaixonados por shows e rodeios possam viver grandes emoções!”.
Com a presença de lideranças políticas e empresariais, a cerimônia de abertura da 49ª Expo Umuarama está programada para as 20 horas da próxima quinta (7). Nessa data, também estarão prontos para receber o público a ‘Feira de Pequenos Animais e Animais Exóticos’, a ‘Fazendinha’ e a ‘Feira de Sabores’. No domingo 10/3) tem o ‘Almoço em Família’ e a ‘Expo Kids’.
Assessoria/Expo Umuarama