Produtores de Pérola e região participam da 3ª edição de Dia de Campo sobre Silagem

Um dos principais desafios é a produção de comida para o inverno
Publicado no dia 14 de Janeiro de 2024 às 20:26:46

 O evento aconteceu no dia 11 de janeiro na propriedade do Sr. Alex Sandro de Andrade na Estrada Ipiranga, município de Pérola/PR. A Palestra “Processo de Ensilagem” foi proferida por um dos mais experientes zootecnistas deste tema do país, Sr. Edson Poppi, que é Diretor Técnico da Lallemand Animal Nutrition no Brasil.

O produtor rural Alex Sandro Andrade, que trabalha com gado leiteiro e plantio de milho para a silagem, falou da importância de buscar conhecimento e inovação. “Isso aqui é um aprendizado para todo mundo, a gente aprende e ensina também. A tecnologia é muito importante, e feliz é quem tem o acompanhamento do IDR-Paraná, ressaltou o dono da propriedade que recebeu o Dia de Campo.

A dona Vilma Andrade, esposa do seu Alex Sandro, também estava acompanhando a palestra e cada detalhe do evento. Ela fez questão de falar o quanto faz diferença a busca de conhecimento, se referindo às mudanças nos seis anos de assistência técnica prestada pelo extensionista Danilo Eduardo Sebim do IDR-Paraná, que assiste a propriedade. “Eles trazem muitas propostas, muitos projetos. A gente achava que sabia, mas não sabia, só estava aqui e a gente aprendeu muito com eles, nós aumentamos muito a nossa produtividade”, enfatizou Dona Vilma.

O casal anfitrião, disse que há seis anos a produção de leite era de 25 litros/dia e hoje é de cerca de 500 litros/dia. O gado não tinha pastagem ou era muito ruim e hoje não falta alimentos de qualidade para os animais. Para isto a assistência técnica foi fundamental.

Rafael Meier de Mattos, Gerente regional do IDR-Paraná ressalta a importância do evento que está em sua terceira edição, e lembra que um dos principais desafios é a produção de comida para o inverno e a silagem é uma das alternativas. “Hoje tivemos a oportunidade de mostrar algumas variedades de milho que estão mais adaptados e mais resistentes para a região de Umuarama. O palestrante pôde tirar muitas dúvidas dos produtores e tenho certeza que os participantes voltam para casa muito mais confiantes e qualificados”, disse o Gerente do IDR-Paraná.

Em sua palestra, o zootecnista Edson Poppi falou desde a escolha da forrageira, passando por correção e adubação, preparo do local da ensilagem, compactação, fechamento do silo, até a sua abertura e o oferecimento do alimento para o gado. Ele lembrou também que nos últimos anos foram muitas inovações para o homem do campo. Segundo Poppi, nesses mais de 35 anos de trabalho neste setor, houve muitas mudanças e inovação. “ No começo as máquinas eram muito ruins e isso dificultava demais, obrigando os produtores a ensilar o milho com o grão leitoso, porque as máquinas disponíveis não eram capazes de quebrar os grãos de milho mais secos, perdendo muito em Matéria Seca da Silagem. Hoje temos as automotrizes e temos uma evolução muito interessante nas máquinas pequenas, de arrasto, com a possibilidade da quebra dos grãos, o que permite que o tamanho de partícula fique melhor”, salientou.

Para o palestrante, o Dia de Campo é uma forma que o produtor tem, para ver de perto e escolher melhor as variedades de milho mais adaptadas, que irá comprar, além de interagir com os técnicos, fornecedores. “Eu saio daqui realizado hoje”, disse Edson Poppi.

O dia de Campo foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná com e contou com o apoio da Prefeitura de Pérola.

Da redação do NR

Fotos: Luiza Lima e Ricardo Almeida

 

 

Destaques

Turismo

Nos envie uma mensagem