Uma parceria pública-privada (PPP), entre o colégio agrícola de Umuarama, Universidade Estadual de Maringá (UEM), MA Máquinas (John Deere) o produtor rural César Formighieri e o IDR/PR, possibilitou que alunos do colégio agrícola de Umuarama, fizessem a colheita de aproximadamente, 7 hectares de soja. Segundo o técnico Renan Batiá, a semeadura foi feita na segunda quinzena de outubro e a colheita foi entre 45 a 60 sacas.
A colheita foi realizada na última semana de fevereiro e durante dois dias a colheitadeira de grãos da MA Máquinas, prestou o serviço com acompanhamento dos alunos e supervisão dos professores João Paulo e Fabrício leite que contaram com o uso de drone. Tecnologia e inovação presentes no campo.
Grande investidor e dono de uma propriedade modelo na região de Umuarama, o produtor rural César Formighieri, levaria seu maquinário para executar o trabalho no colégio, porém como ele também estava colhendo no mesmo período, intermediou a parceria com a MA. Máquinas. E o resultado foi sucesso!
Os professores João Paulo, Fabrício leite e o diretor de campus, Luiz Carlos dos Reis acompanharam cada detalhe da colheita. Uma experiência incrível entre mestres e 40 alunos do colégio que vivenciaram na prática o que foi ensinado em sala de aula
PARCERIA PÚBLICO PRIVADA - é uma modalidade de contrato de parceria entre o poder público a iniciativa privada para prover a execução ou gestão de obras e serviços de interesse da população nos setores de telecomunicações, energia e inovação, transporte, educação, saneamento, entre outros. Neste caso em especial, a parceria foi para o agronegócio e a educação.
COLÉGIO AGRÍCOLA
O Colégio Agrícola de Umuarama começou a funcionar em 2005. Parte das instalações do estabelecimento são utilizadas pela extensão da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus de Umuarama através dos Cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. Anualmente, o colégio forma cerca de 30 alunos que saem preparados para o mercado de trabalho.
Aqui, vale ressaltar o nível dos professores que são mestres e doutores o que faz com que Umuarama se consolide com umas das melhores cidades da região noroeste do Paraná para estudar.
Redação NR / Fotos: Ricardo Almeida