O acesso ao balneário Vila Yara, em Altônia, no Noroeste do Paraná, será todo pavimentado. Os investimentos foram anunciados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 8 de dezembro quando ele esteve no município. Serão 13,6 quilômetros da Estrada Mestre, que liga o Centro do município ao balneário à beira do Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O recurso foi destinado a fundo perdido pela Secretaria de Estado das Cidades e vai ajudar a desenvolver o turismo na região, além de melhorar a mobilidade da população e agilizar o escoamento da produção agrícola.
A estrada, que com a requalificação vai passar a se chamar Rodovia João Barion, em homenagem a um morador de Altônia que faleceu em 2004, faz a ligação ao Parque Nacional de Ilha Grande e fica nas proximidades da Lagoa Xambrê, a maior do Paraná e a segunda maior do Brasil.
Segundo o governador, o potencial turístico da região será fortalecido com a obra. “Temos um projeto de desenvolvimento do turismo regional no Paraná, e esta região, que fica à margem do Rio Paraná, tem um potencial gigante para o turismo náutico, de aventura e natureza. Mas para atrair turista, é preciso investir em infraestrutura, porque ninguém quer visitar um lugar sem uma estrutura adequada”, afirmou.
A pavimentação deve beneficiar uma população de 4 mil pessoas, facilitando o acesso dos moradores a serviços públicos e promovendo a integração da cidade com o distrito.
O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, explicou que muitos municípios da Costa Noroeste, como Porto Rico, Icaraíma e São Pedro do Paraná, estão se desenvolvendo com a exploração de atividades turísticas. “Temos um manancial de água doce maravilhoso, de água limpa, cristalina, uma região onde faz bastante calor, o que torna o lugar excepcional para o turismo”, destacou. “Quando se consegue fazer uma conexão da Vila Yara com Guaíra, Porto Camargo, Porto Figueira e Porto Rico, criamos um estímulo ao turismo náutico em toda essa região, tendo uma geração de emprego muito grande”, complementou.
O prefeito de Altônia, Claudemir Gervazoni, disse que “é um sonho da população e graças a essa parceria, a obra vai ser executada”
Informações: AEN
Foto> AEN