O médico especialista em otorrinolaringologia e professor doutor Fernando Cezar Cardoso Maia Filho, docente do curso de Medicina da Universidade Paranaense, marcou presença no 53º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, ocorrido de 30 de novembro a 02 de dezembro, em Salvador, Bahia.
O evento é considerado o maior do segmento na América Latina, e reuniu mais de 500 palestrantes ministrando presencialmente capacitações voltadas ao aprimoramento nas áreas de Rinologia, Otologia, Otorrinolaringologia Pediátrica, Otorrinolaringologia Geriátrica, Plástica da Face, Laringologia, Medicina do Sono, Otoneurologia, Alergia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, entre outras subespecialidades da Otorrinolaringologia.
Dentre palestras, painéis, mesas-redondas, simpósios e minicursos, foram discutidas temáticas ligadas a formas de tratamento da rinossinusite, procedimentos cirúrgicos nasossinusais, técnicas de implantes de dispositivos para melhorar a audição, diferentes tipos de reabilitação auditiva, diagnóstico e terapias para diversas doenças e síndromes da Otorrinolaringologia, como zumbido, schwannoma vestibular, perda auditiva, prejuízos de comunicação e linguagem, laringite crônica, cânceres, entre outros problemas.
MÉDICO UMUARAMENSE
Entre os destaques do congresso, estava o médico umuaramense, Dr. Fernando Maia que fez a apresentação de um trabalho científico no qual explora a relação entre a exposição a agrotóxicos e o desenvolvimento de sintomas como tontura, zumbido e perda auditiva. Além deste, outros cinco estudos científicos desenvolvidos em colaboração com os alunos de Medicina da Universidade Paranaense - Unipar, foram divulgados, demonstrando a importante contribuição acadêmica da universidade para o campo da medicina.
Maia contou que participou ativamente em uma mesa redonda focada em Otorrinolaringologia ocupacional, ao lado de algumas das maiores autoridades nessa área. “Foi uma das experiências mais marcantes em minha carreira”, disse o médico. Ele também proferiu uma palestra enfatizando a importância da agricultura para a região.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Pessoal