13/12/2023
Da redação e
Agência Estadual de Noticias
O índice de atividades turísticas do Paraná, que compõe o segmento , teve o terceiro melhor resultado do Brasil no ano, com aumento de 12,7%, atrás apenas de Minas Gerais (17,1%) e Bahia (13,7%). A média nacional foi de 7,9% no período. Santa Catarina registrou crescimento de 7,1% no período e o Rio Grande do Sul, 3,5%.
Nos últimos doze meses, o Paraná registrou a segunda melhor variação nacional, com 12,9%, atrás apenas de Minas Gerais (18,9%). A média nacional no período foi de 8,7%.
E a tendência é de aumento desses índices até o fim do ano. No começo de dezembro o Paraná se tornou rota dos cruzeiros internacionais da MSC. Serão 15 escalas na temporada 2023/24, com os embarques e desembarques ocorrendo semanalmente no Porto de Paranaguá até o dia 8 de março de 2024.
NA REGIÃO
Esse crescimento tem se estendido para a região Noroeste, onde o turismo rural e de evento vem gerando emprego e renda. Em recente Seminário sobre Turismo regional, ficou demonstrado que existe muito potencial para crescimento. Foram apresentados projetos turísticos já em desenvolvimento, como rotas rurais, comidas típicas e outros atrativos que podem ser incluídos em uma programação turística estadual.
CENTRO DE EVENTOS
O Centro de Eventos de Umuarama, recém inaugurado, também é outra conquista regional. Com mais de 7 mil metros de construção, o Centro de Eventos custou quase 16 milhões de reais. Está localizado às margens da PR 323, ao lado do Parque de Exposições, uma localização privilegiada e acessível. A Diretoria de Turismo do Municipio acredita que a estrutura vai possibilitar a realização de grandes eventos e encontros, trazendo para Umuarama e região os visitantes que o setor hoteleiro espera. É o chamado turismo de eventos.