Diversificada e em franco crescimento, a agroindústria familiar no Paraná é mais do que a transformação de alimentos e a venda dos produtos pelos agricultores familiares: a atividade vem despontando como um motor para o desenvolvimento e o fortalecimento das economias locais nas diversas regiões do estado. Como efeito, promove também a diversificação produtiva, o resgate dos valores culturais, estimula as boas práticas relacionadas à sustentabilidade ambiental e à sucessão familiar. Apoiada por programas do Governo do Paraná como o Coopera e o Susaf/PR – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, a agroindústria ganha mais visibilidade com o Prêmio Orgulho da Terra, que anualmente homenageia propriedades rurais paranaenses pela excelência de suas práticas.
O IDR-Paraná, que contribui nas indicações da premiação, assessora tecnicamente mais de mil agroindústrias com acompanhamento, orientação e capacitação.
Além do IDR-Paraná, participa da seleção de indicados ao Prêmio o Sistema Ocepar - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. Os empreendimentos são avaliados sob a perspectiva social, ambiental e econômica. O tema deste ano é “Desenvolver sem esgotar”. O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo Ric, IDR-Paraná e Ocepar que dá visibilidade às propriedades premiadas com uma série de reportagens feitas pelo programa RIC Rural, transmitido todos os domingos na RICtv Record TV para todo o estado.
O Prêmio Orgulho da Terra, que será entregue em 21 de novembro, vai homenagear, além da agroindústria, as seguintes categorias: agroecologia, aves, café, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão, tecnologia e turismo rural.