Produtor de Queijo de Pérola ganha selo de Qualidade

Era uma vez... em Pérola-Pr

A gente foi atrás de uma história, desta vez no município de Pérola, uma cidade simpática e próspera na região da Amerios (Associação dos Municípios de Entre-Rios), localizada a uma distância de aproximadamente 50 km de Umuarama- Noroeste do Paraná.

E foi na propriedade da Família Herculano que a equipe do Noroeste Rural passou uma tarde agradável, de muita conversa, ouvindo relatos de como tudo começou, e claro, ouvindo outras histórias...

Lucas Herculano, o filho de 27 anos de idade, conta que a cerca de dois anos, o preço do leite estava muito abaixo do mercado e aí sua mãe, a dona Janete Aparecida dos Santos Zardi Silva, teve uma brilhante ideia e disse à ele: “Filho, vou aproveitar esse período ruim e fazer uns cursos”.

E foi então que ela procurou o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural para aprender a fazer queijos artesanais...

...e não é que deu muito certo!?

Dona Janete colocou a mão na massa, ou melhor, no leite e começou a fazer os testes, aproveitando o conhecimento  que já tinha em sua vida e o que obteve nos cursos do Senar.

Ah, estava me esquecendo do pai do Lucas, sr Lourival Herculano da Silva, que é parceiro nos negócios e acompanha o filho em tudo. Alegre e brincalhão, o “seo” Lourival gosta mesmo é de uma boa prosa. E de conversa em conversa, a família partiu para a ampliação dos negócios, unindo conhecimentos

 

RANCHO DO QUEIJO NA ROTA 

 

Foi assim que o jovem Lucas Herculano levou adiante a idéia de organizar e regularizar a atividade, transformando o ambiente rural em um ponto   atrativo. Através da Secretaria de Agricultura do Município, Lucas conseguiu tirar o Selo de Inspeção Municipal e o secretário de agricultura apresentou o projeto da Rota do Queijo e incentivou a família a participar, e divulgar a marca e o município.  “ Bom, aí a gente foi atrás de saber como funcionava, passamos pela vistoria do IDR e deu tudo certo”, disse o jovem que tem como papel fundamental divulgar nas redes sociais e cuidar do planejamento, compra, venda e entrega dos produtos. Enfim, o que era apenas uma atividade para a família e amigos mais próximos, tem atraído visitantes de várias regiões do Paraná. A Família Herculano quer ir mais longe. Lucas também fala da importância do turismo rural e conta que apesar de muito novo tudo isso, tem sonhos fazer melhorias na propriedade, além de construir uma cozinha maior. “Quero aumentar as vendas e vou em busca do selo estadual para fornecer para todo o Estado”, confessou.

 

 

TIPOS DE QUEIJOS

Atualmente o Rancho do Queijo produz em média 20 queijos por dia, variando conforme os pedidos. Entre as variedades estão o queijo   Frescal, o MeiaCura e o queridinho de Tomate Seco e Rúcula.  

 E é assim que terminamos nossa história de hoje. Da cidade para o campo, do campo para a cidade. Depois de anos e anos vendo jovens   deixarem suas casas nas áreas rurais em busca dos sonhos, hoje podemos ver  o inverso.  

Com o advento da tecnologia, muitos jovens estão estudando e voltando para a casa dos pais para darem continuidade nos trabalhos.  

É o caso do Lucas, que além de ajudar os pais na propriedade, ele também busca conhecimentos, participa de feiras e outros eventos.   Tudo para melhorar ainda mais a qualidade de vida no campo e a qualidade dos produtos produzidos pela família. 

 Fica a dica: Para quem gosta de queijo de qualidade, uma boa conversa e ar puro, vá conhecer a propriedade da família Herculano no   município de Pérola-Pr. 

 

ROTA DO QUEIJO

 

A Rota do Queijo Paranaense congrega diferentes opções de queijos produzidos por produtores rurais. No traçado inicial, a Rota contempla 29 queijarias em diferentes regiões do Estado, regularizadas por um dos sistemas de inspeção sanitária (SIM, SIP, SIF, SUSAF ou SELO ARTE), onde o turista pode buscar informações sobre o processamento dos queijos, degustar diferentes sabores e vivenciar momentos de lazer nas propriedades rurais

A rota é uma ação dinâmica e a qualquer tempo novas queijarias podem ser integradas ao traçado. O queijo, além de ser um produto com alto teor nutricional, é um patrimônio cultural que carrega em si um saber fazer ancestral, que conecta terra, produção e mãos habilidosas de seus produtores.

Fomentar o turismo rural no Paraná e a geração de renda para pequenos e médios produtores é objetivo do IDR-Paraná com a estruturação da Rota do Queijo Paranaense. A interação entre produtores, turistas e o trade turístico possibilita o desenvolvimento de novos negócios e novos atrativos turísticos para o Paraná.

Quem gostou da história e quiser conhecer um pouco mais sobre o Rancho do Queijo e também experimentar as delícias, é só entrar nas redes sociais, visitar a propriedade ou ligar.  O Rancho do Queijo fica na Estrada Safira, Lote 324 - Pérola-Pr.  O Instagram é @ranchodoqueijo e o telefone é (44) 9 9700-9909 (Lucas).

 

Da Redação do NR

 

Publicado no às